11 de setembro de 2011

A História do Bar



A História do bar, assim como os restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos começam na época das longas viagens comerciais e peregrinações, quando os homens se locomoviam a pé ou a cavalo a grandes distâncias, nasceu então a necessidade de locais onde as pessoas pudessem se alimentar, dormir, reabastecer seus suprimentos e cuidar de suas montarias.

Os estabelecimentos mais antigos de que se tem conhecimento eram as tabernas romanas que serviam refeições, pousada, serviço de quarto e estábulo para acomodar e cuidar dos animais que serviam de transporte. Eram em sua maioria administrados pelos proprietários e os serviços executados por escravos. Foi na mesma época que surgiu a taberna inglesa, onde a diferença principal estava na prestação de serviços, ou seja, a mão-de-obra era contratada e remunerada.

A origem exata do bar não é muito clara, a principal versão e a mais repetida nas publicações é que o termo tenha surgido da palavra francesa “barre”, que significa barra. As tabernas de meados do século XVIII na França possuíam uma barra que tomava todo o comprimento do Balcão, que serviria para evitar que clientes ficassem encostados demais sobre o balcão, ou (uma segunda versão) servir de apoio a clientes muito alcoolizados, o que aumentava a funcionalidade do local. Uma terceira variante seria a de que a barra margearia o balcão, mas em sua parte inferior, com o objetivo de que seus clientes apoiassem os pés.

Dizem que dois estudantes norte americanos, após regressarem ao seu país, fundaram um estabelecimento de venda de bebidas, que tinha uma inovação: uma barra ao longo do balcão, assim como na França. Logo o lugar se diferenciou dos demais, e pouco a pouco, a palavra barre foi disseminada, até chegar ao termo “BAR”. Não demorou muito e a casa estourou de tanto sucesso, e nascendo também o que conhecemos como “American Bar”. Depois disso a evolução dos bares foi muito rápida, devido a divulgação desse tipo de casa por soldados e executivos americanos na Europa.

Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), percebendo a demanda, tradicionais hotéis começaram a se equipar e montar seus bares, com inúmeras contribuições para a evolução deste tipo de estabelecimento, tornando-o mais moderno e mais dinâmico, chegando a substituir as adegas e antigas tabernas definitivamente!

Os Bares pelo Mundo

A Taberna:

A palavra TAVERNA deriva, pelo latim taberna, do grego ταβέρνα, que significa "abrigo" ou "oficina". Ou seja, é, de uma forma geral, um estabelecimento onde pessoas vão para ingerir bebidas alcoólicas e onde também pode ser servido algum tipo de alimentação.

Reunir-se numa taberna para beber cerveja ou outra bebida alcoólica é uma tradição social de longa data, tendo sido iniciada no mínimo pelos sumérios (3500 a.C.); onde o taberneiro era tradicionalmente uma mulher, mas que com a evolução histórica este lugar passou a ser ocupado preferencialmente por homens.

Em Portugal (onde eram muitas vezes designadas pejorativamente como tascas), as tabernas vingaram até os anos 1980 do século XX, principalmente nas áreas rurais, onde eram o centro por excelência da vida social das pequenas localidades.

O Buteco

Boteco (buteco) ou botequim são termos oriundos do português: botica e do espanhol: bodega, que por sua vez derivam do grego apothéke, que significa depósito, casa de bebidas ou loja em que se vendiam gêneros a retalho.

Em Portugal a botica era um depósito, ou loja onde se vendiam mantimentos e miudezas, mesmo significado se atribui à bodega espanhola.

O Pub

Pub deriva-se do nome formal inglês: “public house”. É um estabelecimento licenciado para servir bebidas alcoólicas, originalmente em países e regiões de influência britânica. Funcionam geralmente durante o dia até as vinte e duas horas, tem como ambiente “inn”, introspectivo e escuro, onde as pessoas costumam ingerir bebidas alcoólicas.

O Saloon

Um saloon é uma espécie de bar típico do Velho Oeste norte-americano. Os saloons serviam clientes típicos daquela época e região, como comerciantes de pele, cowboys, soldados, garimpeiros, mineiros e jogadores. O primeiro saloon foi fundado em Brown's Hole, Wyoming em 1822, para servir aos comerciantes de pele locais. A popularidade das casas no Oeste americano do século XIX é evidenciada pelo fato de que até mesmo uma cidade de 3.000 habitantes, como a Livingston, Montana, de 1883, tinha nada menos que 33 saloons.

O Izakaya

O nome "izakaya" é uma palavra composta de "i" ("sentar") e "sakaya" ("loja de saquê"), o que mostra sua origem como estabelecimentos que vendiam bebidas alcoólicas e permitiam que os clientes se sentassem em suas dependências para bebê-las.

Os izakayas por vezes são chamados de akachōchin ("lanterna vermelha") em conversas cotidianas, devido às lanternas de papel que tradicionalmente são penduradas na frente destes estabelecimentos.

Os bares, independentemente da denominação que obtêm, ou de sua origem histórica, hoje são determinados como estabelecimentos que possuem atendimento em balcão.

Com a evolução dos tempos e das exigências da sociedade, assistiu-se a um surto de diferenciados tipos de Bar com outra infinidade de variações por todo o mundo, inclusive os que procuram manter as tradições lembrando tabernas ou saloons. Podem, ou não, serem referências para a venda e consumo de bebidas alcoólicas.

Estes estabelecimentos adaptaram-se e evoluíram de uma forma tão notável que nos dias atuais podemos nos deparar com Bares em lugares tão diversos como em hotéis, motéis, estalagens, residenciais, albergarias, complexos turísticos, aviões, paquetes e outros navios, clubes, e muitos mais.

Ursula Catarino


http://artedoscoqueteis.blogspot.com/2009/04/tipos-de-bar.html http://es-la.facebook.com/note.php?note_id=150221595035009 http://pt.wikipedia.org http://www.balcaodebar.com.br/bares-e-bebidas-na-historia/a-origem-do-termo-bar http://www.sportswindows.com.br/origemdosbares.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem a dizer??