Boca de Galinha (este nome, nada tentador, se refere ao apelido do proprietário Nilton de Souza) é um estabelecimento no bairro de Plataforma no Subúrbio ferroviário de Salvador, que nasceu de uma barraca que servia café da manhã para os pescadores desta região e hoje é um restaurante com vista para a península de Itapagipe.
O bairro é de difícil acesso para quem vem do Centro. A melhor forma de chegar lá é ir até o terminal marítimo da Ribeira e atravessar de barco. É uma delícia sentir a brisa do mar e observar um outro ângulo da Baia de Todos os Santos! Pena q a travessia é tão rápida!
Ao chegar ao lado oposto, siga o fluxo de pessoas, ou pergunte, é bem pertinho e fácil de localizar.
O lugar é bem simples, com mesas de plástico. Assim que chegamos fomos recebidas pelo dono do restaurante (o próprio BOCA DE GALINHA)! Super simpático, nos colocou numa mesinha na entrada, mas em seguida providenciou um lugar privilegiado!!! Não estávamos com pressa e pudemos aproveitar ao máximo.
O cardápio é uma atração a parte, num caderninho de espiral, passado a limpo todos os dias com os pratos disponíveis no dia de acordo com o que foi fornecido pelos pescadores. Conforme vão sendo consumidos e acabando os itens vão sendo riscados.
Pedimos uns peixinhos fritos de entrada acompanhados de cervejinha... Hummmm Assim pudemos aguardar o prato principal sem estresse.
Moqueca de camarão, nada de tão ousado ou diferente, muito pelo contrário, simples e saborosa, mas se diferencia pelos acompanhamentos: vatapá, caruru, arroz e feijão fradinho, ao invés dos tradicionais pirão ou farofa. Um prato serve bem a três ou quatro pessoas.
Um inconveniente é não trabalhar com cartões, nos dias de hoje poucas pessoas andam com dinheiro em espécie. A conta é anotada numa comanda que fica o tempo inteiro na mesa.
Assim como a Sorveteria, mas do que a própria comida, que é deliciosa, conhecer o BOCA DE GALINHA é conhecer um pouco da vida cotidiana dos bairros de Salvador e valorizar o que a simplicidade pode trazer de prazer! Recomendo e sempre que posso, levo os amigos!
Endereço: Rua da Estação, 58A
Bairro: Plataforma
Telefone: 3398-1232
Lugares: 50
Horário: 11h30/22h (sáb. até 19h; dom. até 17h; fecha seg. a qui.)
Hum!!! Deu água na boca só de ver a foto.... Realmente é uma ótima dica... Já ouvi falar super bem desse lugar, preciso ir conhecer urgente... rsrs.. Bjos!!!!! Renata Araújo
ResponderExcluirSe quiser conhecer... Pode me contratar de Guia!!!
ResponderExcluirObrigada Renatinha!!!
Em Janeiro vou para Salavador e com certeza vou nesse restaurante, depois que vi na Ana Maria Braga fiquei com mais vontade de ir ainda.
ResponderExcluir